IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moody's rebaixa notas de crédito do Banrisul

15/09/2016 20h26

A agência de risco Moody's rebaixou a classificação de risco do Banco do Estado do Rio Grande Do Sul S.A. (Banrisul) de ?Ba2' para ?Ba3', três patamares abaixo do rating mínimo considerado grau de investimento.

O rebaixamento reflete a deterioração no perfil financeiro do Banrisul após a adquisição da folha de pagamento do Estado do Rio Grande do Sul do governo gaúcho, principal acionista do banco, por R$ 1,251 bilhão.

"A aquisição resultou em uma significativa redução nos níveis de capitalização ajustados da instituição, da forma calculada pela Moody's, e deve pressionar a lucratividade do banco", informa a agência, em relatório assinado pelos analistas Farooq Khan e M. Celina Vansetti.

O índice de inadimplência acima de 90 dias na carteira do Banrisul encerrou o segundo trimestre em 4,8%, 1,07 ponto percentual acima do índice do mesmo período do ano passado e significativamente acima tanto da média do sistema financeiro como dos pares, segundo a Moody's.

"Embora a inadimplência tenha caído levemente no segundo trimestre, as baixas e renegociações continuaram a aumentar, indicando uma futura deterioração na qualidade dos ativos", escrevem os analistas.

Além do rating global, a Moody's rebaixou a nota em escala nacional do Banrisul de ?Aa3.br' para ?A1.br'. A classificação da dívida externa subordinada do banco também foi reduzida, de ?Ba3' para ?B1'.

A perspectiva de todos os ratings foi revisada para estável, exceto pela classificação dos depósitos em moeda estrangeira, mantidos em perspectiva negativa, em linha com o rating soberano.