IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa termina semana em queda à espera do Fed

16/09/2016 17h31

A queda das bolsas globais fez com que o Ibovespa encerrasse a semana em baixa. O índice caiu 1,43%, cotado a 57.080 pontos, com movimento financeiro de R$ 6 bilhões, o volume é considerado baixo por analistas financeiros. Na semana, a queda é de 1,59% e de 1,42% no mês.

As bolsas globais caíram com a apreensão dos investidores em relação as reuniões de política monetária do Fed, banco central americano, e do BoJ, banco central do Japão, na próxima semana. O receio é de que o Fed possa subir os juros e afastar os investimentos de países emergentes.

Essa percepção foi reforçada depois que saiu o CPI nos Estados Unidos. O índice mostrou que a inflação cresceu 0,2% em agosto, acima da expectativa de alta de 0,1%. Apesar da diferença ser muito pequena, o dado desagradou os investidores, já que a inflação mais alta pode favorecer uma elevação dos juros americanos.

Em relação à reunião do banco central do Japão, os investidores aguardam a definição da política monetária. O vice-presidente do Boj, Hiroshi Nakaso, havia dito que não é correto descartar reduções das taxas negativas de juros apenas por causa de seu potencial perigo para os lucros dos bancos, sugerindo uma abertura para novas reduções das taxas.

Principais altas

Entre as ações mais negociadas, os maiores ganhos ficaram com os papéis ordinários (ON) da Kroton, com alta de 1,19%, seguidos pelas ações ordinárias da Raia Drogasil, com ganho de 0,94% e as ações ordinárias da Localiza, com elevação de 0,83%.

Maiores quedas

Na ponta oposta, as maiores quedas do dia ficaram com as ações das empresas de siderurgia. As ações preferenciais (PN) da Gerdau tiveram queda de 3,67%, já os papéis PNA da Usiminas caíram 3,66%, enquanto as ações ordinárias da CSN recuaram 3,14%.