IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fitch rebaixa notas de crédito da Andrade Gutierrez

19/09/2016 18h20

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating de longo prazo em moeda local e estrangeira da Andrade Gutierrez de ?B+' para ?B-'. Ao mesmo tempo, a agência reduziu a nota de crédito em escala nacional da companhia de ?A-(bra)' para ?BB-(bra)'. A perspectiva de ambos ratings permanece negativa.

Segundo a Fitch, o rebaixamento reflete a deterioração de liquidez da companhia diante das dificuldades em monetizar seus recebíveis, além do ambiente de negócios desafiador no Brasil. "O cenário macroeconômico adverso, a ausência de novos projetos e o encarecimento das linhas de crédito continuam afetando as operações da Andrade e seu perfil de crédito", afirma a agência.

No mercado internacional, a renovação das carteiras de pedidos da Andrade Gutierrez é prejudicada pelos menores preços do petróleo, uma vez que grande parte de seus clientes são países que dependem da exportação de commodities para manter sua agenda de projetos.

Perspectiva negativa

A perspectiva negativa é referente às incertezas sobre a capacidade da empresa em administrar suas necessidades de capital de giro, que tem consumido seu caixa rapidamente. Além disso, a Andrade poderá continuar enfrentando desafios em 2016 e 2017 em decorrência do ambiente brasileiro e dos preços do petróleo.