IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Intenção de consumo das famílias sobe 4,1% entre agosto e setembro

19/09/2016 12h45

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) informou que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou a maior alta mensal desde 2010, com aumento de 4,1% entre agosto e setembro, para 72,1 pontos. Todos os sete componentes usados para cálculo do indicador mostraram alta no período. Entre agosto e setembro, o destaque ficou com perspectiva de consumo, que apresentou alta mensal de 8,5%.

Entretanto, os sete tópicos ainda mostraram recuo na comparação com setembro do ano passado, o que levou o indicador a cair nesta comparação 9,6%.

Crise perde força

Em nota, a economista da confederação, Juliana Serapio, informou que o resultado do ICF na comparação com agosto mostra que existe percepção de que a crise vem lentamente perdendo força, com suave desaceleração da inflação, e retomada gradual da confiança de consumidores e empresários.

A percepção de que a crise perde força levou a CNC a reiterar suas projeções de recuos menos intensos para as vendas do comércio este ano. Na semana passada, a entidade anunciou que a expectativa de queda do varejo restrito foi atualizada de - 5,4% para -5,2%; e do varejo ampliado (que inclui automóveis, motos, peças e material de construção) de -9,8% para -9,4% ao final de 2016.

No entanto, a economista da CNC destacou que, mesmo com a alta observada em setembro, o ICF permanece em um nível abaixo de 100 pontos - o que indica percepção de insatisfação com a situação atual.