Confiança do empresário da indústria sobe em setembro, aponta CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) subiu 2,2 pontos em setembro ante agosto e chegou a 53,7 pontos, divulgou nesta terça-feira a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse é o melhor resultado do indicador desde janeiro de 2014.

Na pesquisa, resultados acima da linha divisória dos 50 pontos indicam otimismo. É o segundo mês consecutivo que o ICEI está neste patamar.

Com a alta deste mês, o Icei abre 18 pontos de diferença para cima em relação a setembro de 2015, já que naquele mês ele foi de 35,7 pontos. "Pela primeira vez desde março de 2014, o ICEI de setembro ficou acima dos 50 pontos em todos os segmentos industriais", destacou a entidade patronal.

Na separação por setor, a indústria de transformação é a mais otimista. O ramo tem um Icei de 54,4 pontos, seguido pela indústria extrativa, com 53,9 pontos e a indústria de construção, com 51 pontos.

As grandes empresas são as que apresentam melhores expectativas. O Icei das companhias de grande porte foi de 55,7 pontos neste mês, enquanto as médias indicaram um Icei de 52,9 pontos e as pequenas chegaram a 50,5 pontos.

É a expectativa para o futuro que puxou o Icei para o alto, prossegue o estudo, já que o indicador que mede as condições atuais foi de 44 pontos frente aos 58,7 pontos do componente do Icei que trata das expectativas para os próximos seis meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos