IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

STF autoriza quebra de sigilo bancário de mulher de vice da Câmara

20/09/2016 20h45

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta terça-feira a quebra de sigilo bancário de Elizabeth Azevedo Cardoso, mulher do vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA). O pedido pela quebra do sigilo bancário do parlamentar maranhense e da sua mulher foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) alegando que a medida seria a única forma de comprovar o repasse de recursos.

Em junho, o relator do inquérito no STF, ministro Marco Aurélio Mello, negou a quebra do sigilo da mulher de Maranhão justificando que ela não era oficialmente investigada no caso. A PGR recorreu dessa decisão e, nesta terça, os ministros Edson Fachin, Luiz Fux e Rosa Weber, atenderam ao pedido dos procuradores.

Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, existem "fortes indícios" a respeito de Maranhão em um caso envolvendo regimes de Previdência. "A existência de fortes indícios, a apontarem que o deputado federal Waldir Maranhão, mediante recebimento de vantagem indevida, teria atuado em diversas prefeituras, em favor de esquema fraudulento de investimentos nos regimes de previdência de servidores públicos municipais, concebido, supostamente, por Fayed Traboulsi".