IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Tucuruí tem prazo adicional na concessão para cobrir risco hidrológico

20/09/2016 18h30

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira a extensão do prazo, por mais 50 dias, dos contratos de concessão da hidrelétrica Tucuruí, em operação no rio Tocantins, no Pará. A decisão servirá para cobrir as perdas financeiras acumuladas pela usina durante a estiagem prolonga enfrentada nos últimos anos, tratado no setor como risco hidrológico.

O pedido de extensão do prazo foi enviado no início do ano pela Eletronorte, responsável pela operação da usina. Outras empresas do setor também passaram por longa negociação com o governo e Aneel após atravessarem um momento de guerra de liminares na Justiça com o intuito de suspender a cobrança.

A repactuação do risco hidrológico em questão envolveu contratos de fornecimento da energia de Tucuruí no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), mercado que abastece as distribuidoras de energia de todo país. Os valores são apurados pelo Fator GSF, na sigla em inglês.

A hidrelétrica Tucuruí foi concedida orginalmente em 1974, com contratos de 50 anos a ser encerrado em 11 de julho de 2024. A extensão de prazo empurrou a data final da concessão para 30 de agosto de 2024. A usina foi construída em duas etapas, com conclusões em 1992 e 2007. O empreendimento totaliza 8.370 megawatts (MW) de capacidade máxima de geração.