IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Demanda por crédito sobe em agosto, mas cai na comparação anual

22/09/2016 14h25

O indicador nacional de Demanda por Crédito do Consumidor da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) registrou alta de 9,4% em agosto na comparação com o mês anterior. Já na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, o indicador caiu 6,8%. Na comparação levando em conta os últimos 12 meses encerrados em agosto houve queda de 6,2%. As medidas descontam os efeitos sazonais nos períodos.

Na comparação dessazonalizada mês contra mês, nas instituições financeiras houve elevação de 11,4% na demanda por crédito; no segmento não-financeiro, a alta foi de 8,1%.

O material de divulgação da Boa Vista SCPC aponta que, "apesar de alguma melhoria de expectativas para a economia, o cenário predominante ainda é de muita incerteza para o consumidor."

A instituição elenca como fatores de incerteza que interferem na procura por crédito: altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado. A Boa Vista SCPC ainda prevê retorno da demanda por crédito no campo positivo apenas em 2017 (na ponderação dos últimos 12 meses).