IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

No nosso governo não haverá redução de verba para educação, diz Temer

22/09/2016 21h25

O presidente Michel Temer afirmou nesta quinta-feira que em seu governo "não haverá redução de verbas para a educação". Em solenidade de lançamento do novo currículo do ensino médio, no Palácio do Planalto, Temer observou que a responsabilidade fiscal caminha junto com a social e acrescentou que o governo não persegue um Estado mínimo, mas "eficiente, com serviços de qualidade".

A declaração sobre a não redução de verbas foi uma resposta às críticas do PT e da oposição de que seu governo iria retirar recursos da educação e da saúde, com a aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC) que fixa um teto para os gastos públicos. "Se de um lado temos a responsabilidade fiscal, que importa a austeridade, de outro lado temos a responsabilidade social, que volta nossos olhos para a educação. Estou seguro, certíssimo", disse Temer.

Temer afirmou ainda que "com as medidas anunciadas hoje, construímos base de crescimento sustentável". Na sua avaliação, o novo modelo do ensino médio viabilizará um "salto de qualidade no ensino brasileiro". O presidente pediu auxilio e compreensão dos governadores para implantar as escolas de ensino médio em tempo integral, lembrando que pelo menos 1,5 milhão de jovens no Brasil estão fora da escola.