IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FGV: Confiança dos empresários da construção volta a subir em setembro

27/09/2016 08h40

A confiança dos empresários da construção civil voltou a subir em setembro, e atingiu o maior nível em mais de um ano, de acordo com sondagem da Fundação Getulio Vargas (FGV). Após avançar 1,8 ponto em agosto, o Índice de Confiança da Construção subiu 2,1 pontos em setembro, a terceira alta consecutiva e o maior patamar desde junho de 2015 (75,9 pontos). Para a fundação, o desempenho evidencia gradual melhora das perspectivas de curto prazo para os empresários do setor, embora o nível do indicador ainda continue muito baixo em termos históricos.

"Definitivamente, o cenário começa a se mostrar mais favorável para a construção civil. O anúncio do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) e a sinalização de retomada de obras paradas do MCMV impulsionaram ainda mais as expectativas empresariais em setembro. Vale destacar também que a percepção em relação à situação corrente dos negócios vem melhorando continuamente, sugerindo uma lenta retomada, que precisará ganhar mais fôlego para se consolidar", observou em nota Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE.

Melhora de expectativas

A melhora do índice em setembro foi motivada por altas tanto nas expectativas como avaliação de situação presente entre o empresariado. Mas, foi a melhora na confiança em relação ao futuro que mais norteou o resultado do mês. O Índice de Expectativas (IE) subiu 3,4 pontos, atingindo 84,8 pontos. Foi o maior nível desde dezembro de 2014. Dentre os quesitos integrantes do índice-síntese, a situação dos negócios para os próximos seis meses foi o que mais contribuiu para a alta do índice, com variação de 5,1 pontos em relação ao mês anterior.

Já o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 0,6 ponto, alcançando 64,8 pontos. A principal contribuição veio do indicador que capta a percepção da empresa em relação à situação atual dos negócios, que registrou subida de 0,9 ponto em relação ao mês anterior, atingindo 66,1 pontos.

A edição de setembro da sondagem da construção coletou informações de 700 empresas entre os dias 01 e 22 deste mês.