IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Teori abre novo inquérito contra o senador Valdir Raupp

27/09/2016 20h25

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira a abertura de um novo inquérito contra o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Este é o terceiro inquérito aberto contra o senador na Operação Lava-Jato.

"Determino a instauração de inquérito, nos termos formulados pelo procurador-geral da República, e defiro desde logo as diligências requeridas, concedendo o prazo de 30 dias para cumprimento pela autoridade policial", diz a decisão do ministro.

O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró disse em sua delação premiada que Raupp indicava as empresas de tecnologia da informação contratadas pela BR Distribuidora, subsidiária da estatal. Segundo Cerveró, o senador recorreu ao então ministro de Minas e Energia Edison Lobão para evitar a demissão do seu afilhado Nelson Cardoso. Em seu depoimento, o ex-diretor disse "que sabe que Nelson recebia propina dos contratos de TI" e acertava com uma pessoa chamada "Itamar" a parte que caberia a Raupp. O esquema teria durado entre 2008 e 2014.