IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P reduz nota de crédito da Samarco para 'calote'

28/09/2016 13h35

A agência de classificação de risco Standard and Poor's (S&P) reduziu a nota global da mineradora Samarco de "CCC" para "D", caracterizando calote. A avaliação nacional da companhia também foi rebaixada, de "brCCC" para "D".

O rebaixamento segue o não pagamento de juros em 26 de setembro, referentes a bônus com vencimento em 2024. Segundo a S&P, as notas têm um período de carência de 30 dias, durante o qual a empresa poderia fazer o pagamento sem registrar calote da dívida.

"No entanto, a Samarco atualmente não está funcionando, portanto, não gera receita e queimou sua posição de caixa até 2016 para manter as operações ociosas e lidar com alguns passivos relacionados ao rompimento da represa no fim de 2015", afirma o relatório.

Além disso, os acionistas da Samarco - a brasileira Vale e anglo-australiana BHP Billiton- afirmaram que não irão fornecer apoio financeiro para a empresa.

Incertezas

A S&P destaca também as incertezas sobre quando a Samarco será capaz de retomar as operações. "Neste cenário, acreditamos que a Samarco não vai fazer o pagamento nos próximos 30 dias e, provavelmente, vai deixar de fazer pagamentos de outras obrigações financeiras devidas nos próximos meses, incluindo pagamentos de juros sobre as outras notas seniores sem garantia."

Como um resultado, a agência espera "default" da Samarco em todas ou na grande maioria de suas obrigações.

Também na esteira do não pagamento, a S&P reduziu o rating de emissão dos bônus sem garantia da Samarco com vencimento em 2024 de "CCC-" para "D" e dos bônus vencimento em 2022 e 2023 de "CCC-" para "CC".