IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Turismo voltará a crescer em até um ano, indica pesquisa

28/09/2016 11h45

Para 79,6% das empresas de agenciamento turístico do Brasil, o volume de vendas voltará a crescer dentro de um período de até um ano. É o que aponta o estudo Indicadores Econômicos do Agenciamento Turístico Nacional 2016, realizado pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis), a pedido do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP).

A maioria das agências de viagens, formada por 44,1% das empresas consultadas, indicou o período de até um ano para a retomada das vendas em crescimento, sendo que para 26,9% delas as vendas retornam em no máximo seis meses.

A pesquisa ponta que as expectativas são positivas para as vendas do 3º trimestre de 2016, segundo 64,9% dos entrevistados.

Olimpíada

Entre as companhias de turismo consultadas, um universo de 10% diz que comercializaram pacotes tendo como motivação específica os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Apenas 7,5% das empresas localizadas no Estado de São Paulo informaram ter comercializado serviços turísticos específicos para os Jogos Olímpicos. Já 19,3% das empresas do Rio de Janeiro indicaram a venda de serviços turísticos específicos para as Olimpíadas.

O estudo entrevistou no mês de julho 490 empresas do setor de Agenciamento Turístico, em 114 cidades de 26 Estados mais o DF.