IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Alemã Airberlin corta 1,2 mil empregos e reduz frota

29/09/2016 09h55

A Airberlin, companhia aérea alemã, anunciou o corte de 1,2 mil funcionários - cerca de 14% da força de trabalho da empresa - e redução da frota de 150 para 75 aeronaves. A reestruturação visa concentrar a operação em voos de carreira e focar nos mercados de maior rendimento, a partir de dois hubs em Berlim e Dusseldorf.

Os voos turísticos serão combinados em uma unidade de negócios com operação independente, na qual haverá 35 aviões.

Para empregar a capacidade excedente de tripulação e aeronaves, a Airberlin planeja fornecer até 40 aeronaves Airbus da família A320 ao grupo Lufthansa, sendo que até 38 aviões serão fretados sob um acordo de seis anos.

"A reestruturação é resultado de uma análise abrangente de todas as operações, que buscou melhorar a eficiência, limitar a sazonalidade e reestabelecer uma clara proposição de mercado para a companhia aérea", disse a empresa.

Demissão

Sobre a demissão de 1,2 mil dos 8,65 mil funcionários, a Airberlin afirma que vai conversar com representantes dos empregados com o objetivo de confirmar demissões voluntárias e compulsórias até fevereiro de 2017.

A empresa vai negociar oportunidades de recolocação no grupo de companhias aéreas Etihad Airways - que tem participação na Airberlin - que inclui Jet Airways, Air Serbia, Etihad Regional, Alitalia, Air Seychelles e Etihad Airways.