Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Jornalista retratado em 'Spotlight' discute reportagem em evento em SP

06/10/2016 18h40


Chefe da Spotlight, a equipe de reportagem do "Boston Globe" que denunciou casos de pedofilia praticados por integrantes da Igreja Católica, o americano Walter Robinson é um dos destaques da terceira edição do Festival Piauí GloboNews de Jornalismo, que ocorre neste fim de semana, no auditório do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo.

Neste ano, o evento tem como tema "Histórias do Poder - Quando o Repórter Põe a Mão no Vespeiro" e vai discutir a cobertura jornalística das esferas de poder mundo afora.

Este é o caso de Robinson, vencedor de um Prêmio Pulitzer em 2003 pelo caso retratado no filme "Spotlight - Segredos Revelados" (2015), vencedor do Oscar de melhor filme. O jornalista foi representado pelo ator Michael Keaton no longa-metragem.

O festival reúne jornalistas de seis países, que vão relatar como investigaram outros casos de corrupção e tirania. Além de Robinson, o sábado terá encontros com o alemão Thomas Kirsten, do livro "Fifa Máfia - O Livro Negro dos Negócios do Futebol"; Ginna Morelo, do "El Tiempo" (Colômbia); e o russo Mikhail Zygar, que retratou os bastidores do governo de Vladimir Putin no livro "All the Kremlin's Men".

Participante do evento no domingo, o americano Jon Lee Anderson colaborou com a "New Yorker", foi correspondente de guerra a partir de países como Afeganistão, Iraque e Uganda e é autor de perfis de líderes políticos como Augusto Pinochet (1915-2006) e Hugo Chávez (1954-2013). No mesmo dia participam César Batiz, do "El Pitazo" (Venezuela), que abordou em reportagens a censura nos governos Hugo Chávez e Nicolás Maduro; o americano Michael Hudson, editor no Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (Icij), e o italiano Gianni Barbacetto, do jornal "Il Fatto Quotidiano" e autor de "Mani Pulite - La Vera Storia 20 Anni Dopo", sobre operação contra a Máfia