Intenção de viajar dos brasileiros sobe em setembro
A intenção de viajar dos brasileiros nos próximos seis meses atingiu o maior percentual do ano, chegando a 24,3%, segundo revelou o estudo Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, do ministério do Turismo, divulgado nesta sexta-feira. Um ano antes, esse indicador estava em 22,5%.
Apesar da melhora, as indicações negativas sobre intenção de viagem continuam predominantes, representando 72% dos entrevistados em setembro de 2016, ante 74,5% ano passado.
Das pessoas que pretendem viajar, 80,3% querem visitar destinos brasileiros - ante 81,7% um ano atrás. Os destinos internacionais estão nos planos de 17,8% dos brasileiros, ante 15,1% há um ano.
Destinos nacionais
Na pesquisa do ministério do Turismo - em levantamento com 2 mil domicílios nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo - o interesse pela viagem aérea subiu de 51,8% para 56,8% dos entrevistados entre setembro de 2015 e setembro de 2016.
No universo dos que pretendem viajar, 48% planejam ir ao Nordeste brasileiro. Este índice representa um crescimento de 23% em relação à pesquisa anterior. A Região Sul ficou em segundo lugar com 25,3% das intenções de visita, seguida pelo Sudeste (19,2%), Centro-Oeste (4%) e Norte (3,5%).
Hospedagem
Em relação aos meios de hospedagem, 46,3% dos brasileiros que manifestaram intenção de viajar desejam hospedar-se em hotéis e pousadas durante a viagem dos próximos seis meses.
A segunda opção mais desejada pelos viajantes foi a casa de parentes e amigos (42,5%), seguida pelos meios de alternativos de hospedagem que somaram 11,2% das preferências.
O automóvel foi o segundo meio de transporte preferido para a próxima viagem com o índice de 30,4%, seguido pelo ônibus com 11,3%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.