Topo

Brasil poderá zerar déficit na conta-petróleo em 2016, diz ministério

01/11/2016 18h45

O Brasil está perto de zerar o déficit histórico que mantém na conta-petróleo. Pela primeira vez, o país teve três meses seguidos de saldo positivo nas transações de óleo bruto e derivados. Com isso, o déficit acumulado no setor está em apenas US$ 114 milhões de janeiro a outubro. No mesmo período do ano passado, a conta havia ficado deficitária em US$ 4,526 bilhões.

O diretor do departamento de estatística e apoio à exportação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), Herlon Brandão, disse que isso abre a perspectiva de um superávit inédito na área de petróleo e derivados desde o início da série histórica. "Temos déficit desde sempre", comentou. "Antes, eventualmente acontecia um superávit mensal por causa do movimento de embarques e desembarques, mas é a primeira vez que isso ocorre em três meses consecutivos".

A demanda menor, como efeito da crise econômica, é um dos fatores que explicam o resultado. Houve queda de 41,3% das importações nos dez primeiros meses do ano. As exportações também diminuíram fortemente, mas em ritmo menor (-23,7%).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasil poderá zerar déficit na conta-petróleo em 2016, diz ministério - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia