IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gol avalia medidas internas após investigação da Receita Federal

07/11/2016 13h30

A Gol fez referências no documento Informações trimestrais ITR do terceiro trimestre às investigações que estão sendo feitas no Brasil e que envolvem a companhia relacionadas à Operação Lava-Jato.

A empresa confirmou formalmente que recebeu solicitações da Receita Federal no âmbito de uma fiscalização para prestar esclarecimentos específicos e concretos sobre determinadas despesas realizadas em 2012 e 2013. Segundo a Gol, após o recebimento dessas solicitações, foi iniciada uma investigação interna e contratada uma auditoria independente externa para a apuração e a elucidação dos fatos.

"A companhia continua a colaborar com a Receita Federal. Com base nas informações disponíveis, levando em conta o escopo dos trabalhos preliminares da investigação, a estimativa da administração é que eventuais impactos relacionados a esse assunto não teriam efeitos materiais nas Informações Trimestrais - ITR relativas ao trimestre findo em 30 de setembro de 2016", afirma a Gol na página 24 do ITR.

Segundo a empresa, "de forma prospectiva, ações com cunho investigativo continuarão a ser realizadas por organismos externos da companhia". A Gol diz que continuará acompanhando e apoiando o processo de investigação das autoridades competentes até a sua conclusão.

A empresa aérea afirma ainda que está avaliando "medidas internas que deverão ser tomadas para que a investigação seja efetuada com o escopo necessário e conduzida por profissionais qualificados e isentos de influência".

Na ata da reunião do conselho de administração, realizada na última sexta-feira, a Gol informa que entre os itens aprovados - juntamente com o balanço do terceiro trimestre - estão o que permite "alterações no regimento interno do Comitê de Gestão de Pessoas e Governança Corporativa, conforme aprovado pelo respectivo Comitê; e o incremento de novas políticas de controles internos para governança prévia à contratação de fornecedores."