IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Juros recuam refletindo cenário positivo para eleição americana

07/11/2016 17h00

Os juros futuros recuaram na BM&F refletindo a diminuição das incertezas no mercado externo, com o aumento das chances de uma vitória da candidata democrata Hillary Clinton na eleição para Presidência dos Estados Unidos, cuja votação será realizada amanhã.

Além disso, a queda das expectativas de inflação para 2017, mostrada na Pesquisa Focus divulgada hoje, contribuiu para aumentar as apostas em corte de 0,5 ponto da taxa Selic em novembro.

A curva de juros, no entanto, ainda reflete maior probabilidade de uma queda de 0,25 na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Na BM&F, o DI para janeiro de 2018 caiu de 12,20% para 12,16% no fechamento do pregão regular, enquanto o DI para janeiro de 2019 recuou de 11,54% para 11,44%. Já o DI para janeiro de 2021 caiu de 11,38% para 11,17%.

A expectativa de uma vitória da candidata democrata na eleição americana ganhou força após o FBI ter reiterado que não há motivos para acusar Hillary no caso do uso de e-mails privados contendo informações de conteúdo nacional. A notícia ameniza temores de vitória do candidato republicano, Donald Trump, que para os mercados poderia trazer incertezas, abater a confiança e prejudicar a economia.

Para o estrategista-chefe do Banco Mizuho do Brasil, Luciano Rostagno, uma vitória de Hillary poderia abrir espaço para uma valorização do real, mas a alta da moeda brasileira seria limitada pela expectativa com uma alta da taxa básica americana no fim do ano. "A expectativa é de que o Fed suba a taxa básica em dezembro com a confirmação de uma vitória de Hillary e o foco depois passa a ser o ano que vem, especialmente com a economia americana dando sinais de melhora", afirma.

Segundo Rostagno, uma vitória de Trump aumentaria a aversão a risco nos mercados e levaria ao fortalecimento global do dólar o que poderia levar o Banco Central a adotar uma postura mais cautelosa na próxima reunião do Copom e optar por um corte de 0,25 ponto percentual da taxa Selic neste mês.

Já a vitória da candidata democrata nos EUA poderia aumentar as chances de um corte de 0,5 ponto da Selic. "Se isso vai ser suficiente, vai depender de como estará a conjuntura no fim do mês e se continuaremos vendo uma melhora das expectativas de inflação", diz.

Pesquisa Focus divulgada hoje mostrou uma queda da mediana das projeções de inflação para 2017, que ficou abaixo de 5% pela primeira vez de outubro de 2015, passando de 5% para 4,94%. Já a mediana das expectativas para a taxa Selic ficou estável em 13,50% para o fim deste ano e em 10,75% para o fim de 2017.