IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fitch: Taxa de calote de títulos de alto risco é a maior desde 2010

10/11/2016 18h50

O calote que a Samarco aplicou nos juros de seus títulos em dólar elevou a taxa de inadimplência de bonds de alto risco para 6,2% em outubro, o maior nível desde fevereiro de 2010, afirmou a agência de classificação de risco Fitch.

A Fitch considerou em seu estudo 15% do total do mercado de títulos de alto risco dos Estados Unidos, a que ela chamou de universo Yankee. "Embora a maioria dos calotes, desde março de 2015, seja em empresas de energia, essa concentração é explicada pela desaceleração dos preços das commodities, que se tornaram um evento global", afirmou a agência.

Segundo a Fitch, os efeitos negativos dos baixos preços das commodities continuam tendo repercussões no mercado de títulos de alto risco. Mais duas companhias do setor de energia - Nuverra Environmental Solutions e Memorial Production Partners - estão em período de carência do pagamento dos títulos; o não cumprimento das obrigações relativas a essas notas elevaria o total financeiro de calotes para US$ 39,2 bilhões até outubro.

Até o fim do mês passado, as taxas de calote em empresas no setor de energia e de produção e exploração ficaram em 15,2% e 29,9%, respectivamente.