Bolsas

Câmbio

Volume de serviços cai 0,3% entre agosto e setembro

O volume de serviços prestados no país teve queda 0,3% entre agosto e setembro, na série com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o segundo mês seguido de recuo; em agosto, a baixa foi de 1,4%.

A atividade do setor está 4,9% menor que em setembro do ano passado. De janeiro a setembro, os serviços acumulam perda de 4,7%. Em 12 meses, houve baixa de 5%.

Na comparação trimestral, os serviços começam a mostrar quedas menos intensas. No terceiro trimestre de 2016, na série com ajuste sazonal, o volume de serviços diminuiu 0,5% em relação aos três meses anteriores, resultado inferior às retrações observadas no segundo (-1,1%) e no primeiro trimestre de 2016 (-1,4%). Em relação ao terceiro trimestre de 2015, houve decréscimo de 4,4%, ante recuo de 4,5% no segundo trimestre e queda de 5% nos três primeiros meses do ano.

Em setembro, o resultado negativo foi puxado por Outros Serviços, segmento que recuou 2,5%; por Serviços prestados às famílias, com retração de 0,9%, e Serviços de informação e comunicação, que tiveram baixa de 0,6%.

Pelo lado positivo, o segmento Serviços profissionais, administrativos e complementares cresceu 0,7% e ajudou a evitar uma queda maior do setor. Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, com alta de 0,3%, também contribuíram positivamente.

O IBGE informou ainda que a receita nominal dos serviços caiu 0,7% em relação a agosto e recuou 0,2% ante setembro de 2015. No ano, a receita apresentou alta de 0,4% e, em 12 meses, aumentou 0,2%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos