IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Teori autoriza que pecuarista Bumlai cumpra prisão domiciliar

18/11/2016 01h10

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o pecuarista José Carlos Bumlai a ficar em prisão domiciliar. Bumlai foi preso em novembro de 2015 pela Operação Lava-Jato. Ele trata um câncer na bexiga.

O empresário, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi condenado pelo juiz Sergio Moro a mais de nove anos de prisão por crimes entre os quais corrupção. Segundo a Lava-Jato, a assinatura do contrato de operação de uma sonda em favor da empreiteira Schahin ficou condicionada à quitação fraudulenta de um empréstimo de R$ 12 milhões concedido pelo Banco Schahin em 2004, que beneficiou o PT. O empréstimo foi concedido formalmente para José Carlos Bumlai, mas se destinava ao PT.

"... Reconsidero a decisão agravada e defiro o pedido de liminar para, com base no art. 318, II, do Código de Processo Penal, substituir a prisão preventiva pelo recolhimento domiciliar, com as mesmas condições então impostas pelo juízo de primeira instância. Solicitem-se informações ao juízo da 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba, especialmente sobre as condições de saúde do paciente", informa a decisão de Teori.