IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar fecha estável em dia de volume fraco com feriado nos EUA

24/11/2016 17h30

O dólar fechou estável frente ao real, com um volume mais fraco de negócios por conta do feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

O dólar comercial subiu 0,01% a 3,3934. Já o contrato futuro para dezembro subia 0,16% para R$ 3,401. O volume negociado no mercado futuro de dólar somava 137.425 contratos, menos da metade do negociado no pregão anterior de 324.665 contratos.

Lá fora, a moeda americana subia 1,47% em relação à lira turca e 0,33% diante do peso mexicano e recuava 0,02% em relação ao rand sul-africano.

O sentimento ainda é de cautela, apesar do dia calmo com o feriado nos Estados Unidos. Ontem, a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) mostrou que os membros do Fed argumentaram que uma alta da taxa de juros em dezembro é necessária para a preservar a credibilidade do Fed.

Com a queda da volatilidade no câmbio, o Banco Central se manteve fora do mercado.

As delações premiadas de executivos ligados à Odebrecht se mostram um ponto de cautela para os investidores. As delações não devem ser assinadas hoje, devido ao feriado nos EUA, disse ao Valor uma fonte. De qualquer forma, mantém-se a incerteza sobre o que pode vir dos depoimentos e de que forma elas podem afetar políticos da base do governo. O receio é de algum prejuízo às negociações do governo Temer com o Congresso para a votação de reformas consideradas essenciais para o Brasil sair da recessão e reequilibrar as contas públicas.

Ontem, o Senado aprovou a reabertura do prazo para repatriação de recursos mantidos ilegalmente no exterior. A nova janela de adesão ao programa de repatriação será reaberta por 120 dias, contando 30 dias a partir da publicação da lei. A medida agora segue para a Câmara.

Para analistas, o fato de não ter incluído parentes de políticos no programa, como era a demanda do líder do governo no Congresso, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), deve fazer com que o volume de recursos repatriado para pagamento da multa e do Imposto de Renda seja bem menor que o verificado na primeira fase do programa. "A maioria das pessoas já fez a regularização do patrimônio no exterior na primeira fase. Se for só uma postergação do prazo, sem alteração da lei, o volume deve ser bem menor", diz Alexandre Fialho, diretor de Planejamento do Banco Rendimento.