IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Prévia da confiança da indústria sinaliza melhora em novembro

24/11/2016 08h50

A confiança da indústria melhorou em novembro, com aumento tanto no índice de mede a satisfação com o cenário atual quanto naquele que apura as expectativas para o futuro próximo, informa a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A prévia da Sondagem da Indústria sinaliza avanço de 1,1 ponto do Índice de Confiança do setor (ICI) em relação ao número final de outubro, para 87,7 pontos. Na comparação com novembro de 2015, o indicador sobe 11,9 pontos.

Se confirmada alta de novembro no resultado final da sondagem, a ser divulgado quarta-feira que vem, o índice manteria a tendência de acomodação da confiança iniciada em agosto, diz a FGV.

No resultado preliminar de novembro, o Índice de Expectativas (IE) subiu 1,1 ponto, para 89,5 pontos. O Índice da Situação Atual (ISA) também subiu 1,1 ponto e se situou em 86 pontos. Esses resultados indicam maior otimismo com o futuro próximo do que satisfação com o momento presente.

A sondagem também mostra um setor um pouco menos ocioso em novembro. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci) avançou para 74,1% na prévia, 0,4 ponto percentual acima do resultado final do mês anterior.

Para a prévia de novembro, foram consultadas 785 empresas entre os dias 1 e 21.