Ibovespa opera em queda com pressão de mineradoras

O Ibovespa opera em baixa desde a abertura - às 11h14, o índice da Bolsa paulista declinava 1%, aos 62.226 pontos. Entre as ações em queda, estavam Vale ON (-3,19%), Vale PNA (-2,29%), Gerdau Metalúrgica PN (-2,23%), Gerdau PN (-2,60%) e Usiminas PNA (-2,84%).

O preço do minério de ferro em Qingdao caiu 4,37%, a US$ 77,30 a tonelada, o que afeta negativamente as ações de mineradoras. Os preços dos metais, como cobre, prata e ouro, tinham queda generalizada hoje depois de terem tocado máximas de mais de um ano.

O petróleo volta a ser destaque de baixa, refletindo divergências entre os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o que diminui a probabilidade de qualquer corte ou congelamento de produção da commodity na reunião desta semana.

No Brasil, o foco dos investidores se volta para o ambiente político, com destaque para o primeiro turno da votação, no Senado, da proposta de teto dos gastos públicos, e para o primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos