Bolsas

Câmbio

Juro futuro longo sobe com incerteza no exterior e cena política local

As taxas dos contratos futuros de prazos mais longos fecharam em alta na BM&F devido ao clima de maior cautela nos mercados diante de crescimento da incerteza no exterior e aumento da preocupação com o cenário politico local.

O DI para janeiro de 2021 subiu de 12,26% para 12,32%, enquanto o DI para janeiro de 2019 avançou de 11,91% para 11,93%. Já o DI para janeiro de 2018 recuou de 12,60% para 12,25%, acompanhando o alívio na pressão de alta do dólar.

A incerteza no cenário político aliada a um ambiente menos favorável para emergentes elevaram a cautela nos mercados.

Há uma grande expetativa dos investidores com relação ao acordo de leniência da Odebrecht, assinado nesta semana, e que pode elevar a mais tensão ao cenário político. A preocupação do mercado é que isso possa atrapalhar o andamento das reformas fiscais. "A questão política piorou, mas acho que ela ainda não é grande suficiente para termos uma mudança de cenário em relação às reformas fiscais, afirma Christiano Clemente, da Verus Gestão de Patrimônio. Na próxima terça-feira, o Senado vota, em segundo turno, a PEC do teto de gastos.

Há grande expectativa também em relação à manifestação popular marcada para este domingo, 4 de dezembro.

Segundo Clemente, o cenário para o ajuste fiscal, por enquanto, não mudou em relação ao apresentado pelo Banco Central no comunicado da decisão do Copom na quarta-feira. No documento, o BC destacou que "o processo de aprovação e implementação das reformas e ajustes necessários na economia pode ocorrer de forma mais célere que o antecipado". "Os preços ainda não refletem mudança de cenário", diz Clemente.

A piora no cenário político doméstico vem em um momento de aumento de incertezas no exterior, com a alta das taxas dos Treasuries (títulos do Tesouro americano) e a preocupação com o referendo sobre a Constituição na Itália, no domingo, que poderá elevar a aversão a risco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos