Bolsas

Câmbio

Consumo de gás natural cai 20% em setembro ante igual período de 2015

O consumo de gás natural no Brasil em setembro alcançou 62,99 milhões de metros cúbicos diário, com queda de 19,9% em relação a igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Segundo a entidade, a retração foi motivada pela desaceleração da indústria e o desligamento de térmicas no período.

Com relação a agosto deste ano, o consumo em setembro cresceu 1,6%. Segundo a Abegás, este resultado foi impulsionado pelo aumento da demanda por energia elétrica no Sudeste e Nordeste. O consumo de gás pelas térmicas cresceu 9,7% na comparação entre os dois meses, passando de 18,3 milhões de metros cúbicos por dia para 20 milhões de metros cúbicos diários.

Ainda na comparação com o mês anterior, o consumo de gás natural pelo setor industrial recuou 1,8%, reflexo da estagnação da economia brasileira, afirmou a associação.

De acordo com o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon, a adoção de mudanças que estimulem o setor, em estudo pelo Ministério de Minas e Energia, é estratégica para a atração de novos agentes e investidores na cadeia produtiva.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos