Bolsas

Câmbio

Governadores de RJ, MG e RS discutirão ajuda financeira com União

Reunidos no Palácio Guanabara, os governadores do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e de Minas, Fernando Pimentel (PT), afirmaram que terão um encontro com o presidente Michel Temer, na quarta-feira, às 11h, para tratar da ajuda financeira da União aos Estados. Pezão e Pimentel conversaram por pouco mais de uma hora, em reunião da qual participou também, por videoconferência, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB). Os três Estados decretaram calamidade financeira e passam por grave crise fiscal, sem dinheiro para pagamento de funcionários e prestação de serviços públicos.

Um dos objetivos do encontro com Temer é dar sugestões e pedir urgência para a tramitação do projeto de recuperação fiscal dos Estados, que trata de assuntos como a securitização de ativos. O outro, mais imediato, é que o governo federal ajude a "travessia" com a liberação de recursos.

"Temos urgência, que é a necessidade de agora", disse Pezão. Pimentel preferiu não adiantar quanto os governadores pedirão. "Não podemos antecipar, até por uma questão de cortesia com o presidente. Não podemos submeter os governantes a mais pressão do que já estão tendo", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos