Bolsas

Câmbio

Dólar comercial é negociado em baixa, no patamar de R$ 3,33

O dólar comercial era negociado em baixa após uma hora da abertura dos negócios. Às 10h07, a moeda americana estava cotada a R$ 3,3303, recuo de 0,36%.

Os investidores receberam o resultado o IPCA-15 de dezembro, que veio abaixo do esperado. No ano, a inflação pelo indicador foi de 6,58%, acima do teto da meta, de 6,5%.

Embora o mercado esteja convicto de que o BC irá acelerar o passo no corte de juros para 0,5 ponto percentual em janeiro - se não vê qualquer espaço para um corte mais agressivo, mesmo com os números fracos de atividade - o desempenho do IPCA-15 pode influenciar as apostas sobre o rumo da política monetária ao longo do ano, com chances do ritmo ser acelerado para 0,75 ponto mais para frente.

Além de olhar o índice cheio, analistas devem se dedicar a analisar os núcleos do indicador, que podem mostrar em que medida a atividade fraca está afetando a inflação e como se comportam os preços mais afetados pela política monetária, como o chamado serviços subjacentes.

Outra notícia que deve concentrar as atenções dos agentes é a de que, ao aprovar o projeto de renegociação das dívidas dos Estados com a União, a Câmara excluiu quase todas as contrapartidas que os governadores teriam que adotar para ter o direito aos benefícios. No texto do projeto, que prevê o alongamento do prazo para pagar os débitos estaduais, além das reduções nas parcelas mensais até 2018, só restou a regra que limita por dois anos o aumento das despesas gerais dos Estados à inflação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos