IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa tem leve alta puxada por mineradoras

28/12/2016 10h35

O Ibovespa tem mais uma abertura fraca nesta quarta-feira, enquanto investidores aguardam o fim de 2016. Nem mesmo o noticiário político agitado mexe com os negócios. O índice subia 0,23% às 10h23, para 58.831 pontos, puxado por ações de commodities metálicas.

Os maiores ganhos eram de Gerdau Metalúrgica PN (2,4%), Vale ON (2,17%), CSN (2,05%), Vale PNA (1,69%) e Bradespar PN (1,22%).

Os preços do minério de ferro subiram hoje novamente no mercado à vista chinês e caminham para confirmar a alta generalizada no mês, no trimestre e no ano. A cotação do produto com concentração de 62% avançou 1,6% no porto de Qingdao, para US$ 80,68 a tonelada, segundo a "Metal Bulletin".

Em dezembro até agora, o minério acumula alta de 12%, a mesma proporção que subiu em novembro. No quarto trimestre, o avanço chega a 41%, demonstrando que os balanços das mineradoras virão fortes para esse período quando forem publicados, no ano que vem. Em 2016, o ganho é de 85%.

No front político, os mercados monitoram o debate sobre a renegociação das dívidas dos Estados. O Valor informa que o governo só pretende sancionar o projeto sobre o tema se houver acordo com os parlamentares para restabelecer as contrapartidas exigidas das gestões estaduais, retiradas pelos deputados ao aprovarem o texto há uma semana.

As ações da Kroton caem 1,06%. Um relatório produzido pela consultoria do ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) Gesner Oliveira concluiu que a operação de fusão com a Estácio deve ser reprovada, uma vez que geraria elevada concentração de mercado, enfraquecimento e fechamento de instituições de ensino menores, com prejuízo aos próprios estudantes.