Bolsas

Câmbio

Ibovespa cai com fraco volume financeiro

O primeiro pregão do ano foi marcado pelo fraco movimento financeiro. Sem negócios nos Estados Unidos, China, Reino Unido e Japão, que não funcionaram devido a feriados locais, o Ibovespa ficou sem referências. O índice fechou com baixa de 1,06% aos 59.589 pontos e movimentou R$ 1,4 bilhão.

O destaque do dia foram as ações de companhias com baixo valor de mercado, conhecidas como small caps. Os papéis ordinários da Via Varejo subiram 5,56% e as ações ordinárias da Eternit tiveram alta de 6,06%. "Parece ser um movimento do ?january effect', que valoriza as ações small caps", diz Raphael Figueredo, analista da Clear Corretora.

O "january effect" é uma tendência de maior apreciação das small caps. Nos últimos anos, a alta desses papéis tem sido maior do que a valorização do mercado. "Esse movimento pode indicar uma alta para o mercado de ações no primeiro semestre", diz Figueredo.

Entre os papéis que compõem o Ibovespa, apenas seis ações fecharam em alta. Os papéis ordinários da Localiza subiram 2,10%, as ações ordinárias da BR Malls ganharam 1,09% e os papéis ordinários da MRV tiveram alta de 1,01%.

Sem a referência das cotações do preço do petróleo e do minério de ferro no mercado internacional, as ações da Vale e da Petrobras fecharam em queda. Os papéis preferenciais da estatal registraram desvalorização de 1,41% e as ações ordinárias recuaram 2,42%. As ações PNA da Vale tiveram baixa de 2,10% e os papéis ordinários registraram queda de 2,41%.

As maiores quedas do dia ficaram com os papéis unit da Klabin, com baixa de 3,50%, seguidos pelas ações ordinárias da Marfrig, com baixa de 3,18% e os papéis ordinários da Cosan, que caíram 2,62%. As ações do sistema financeiro também fecharam em queda. Os papéis ordinários do Banco do Brasil caíram 1,96%, os papéis preferenciais do Bradesco tiveram queda de 0,69%, as ações ordinárias do Bradesco tiveram baixa de 1,10% e os papéis unit do Santander recuaram 0,10%.

A BM&FBovespa divulgou hoje a nova carteira de ações que compõem o Ibovespa e que vai vigorar até abril. Agora, 59 ações compõem o índice e a novidade foi o ingresso dos papéis da Eletrobras. As cinco ações que apresentam o maior peso na composição do Ibovespa são Itaú Unibanco PN (10,640%), Bradesco PN (7,666%), Ambev ON (7,156%), Petrobras PN (6,012%) e Vale PNA (4,665%). A ação da Eletrobras ingressou no índice com participação de 0,595%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos