Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Moody's: Medidas do governo terão impacto imediato pequeno aos bancos

05/01/2017 19h06

Os bancos terão um impacto imediato pequeno do pacote de medidas anunciadas pelo governo no mês passado para melhorar as condições de crédito e a eficiência do setor financeiro. A avaliação é da agência de classificação de risco Moody's, em relatório publicado nesta quinta-feira.

As medidas podem melhorar a capacidade de pagamento dos tomadores e estimular o crescimento do crédito no longo prazo, segundo a agência. Mas não devem servir para incentivar os empréstimos nos próximos meses porque os bancos se mantêm pouco dispostos a assumir riscos em consequência do fraco ritmo da economia, de acordo com o relatório.

O pacote tem como foco melhorar a condição financeira e reduzir os custos para os tomadores de crédito, além de diminuir as ineficiências no processo de originação de financiamentos. "Em geral, as medidas devem ajudar a reduzir a inadimplência de empréstimos, o que reduziria os custos de crédito e melhoraria a rentabilidade dos bancos", escrevem os analistas da Moody's.

No longo prazo, a agência avalia que a menor burocracia nas operações de crédito pode sustentar o crescimento do crédito e compensar a redução nas margens que deve ocorrer no curto prazo como resultado das medidas.