Bolsas

Câmbio

Ibovespa opera perto da estabilidade; Embraer e mineradoras sobem

O Ibovespa registrou pequenas oscilações em meia hora de negócios nesta segunda-feira, em dia sem bolsas americanas e de vencimento de opções sobre ações, o que traz volatilidade aos negócios. O índice subia 0,03% às 10h36, para 63.668 pontos.

As maiores altas estão com Bradespar PN (3,71%), Vale PNA (2,24%), Embraer ON (1,55%), Vale ON (2,16%), Gerdau PN (1%) e Gerdau Metalúrgica PN (1,78%). O minério de ferro em Qingdao, na China, subiu 3,86%, para US$ 83,65, o que ajuda as mineradoras na Europa e tem reflexo positivo nas ações brasileiras. Os investidores aproveitam para recompor preços, já que os papéis caíram na semana passada.

Embraer sobe após a empresa assinar um contrato com a norueguesa Widerøe, maior companhia aérea regional da Escandinávia, para fornecer até 15 jatos da família E2. O contrato tem três pedidos firmes para o modelo E190-E2 e direitos de compra para outras 12 aeronaves da família E2.

Segundo comunicado da fabricante de aeronaves, o pedido tem valor potencial de até US$ 873 milhões, considerando o preço de lista, se todos os direitos de compra forem exercidos.

Já as maiores quedas mostram correção em relação à alta da semana passada, puxada pela perspectiva de queda maior de juros. JBS recuava 1,02%, Hypermarcas declinava 0,92% e Multiplan diminuía 0,76%.

Na cena externa, a semana conta com eventos importantes, como o discurso da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos