Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Fluxo de consumidores em shoppings cai pelo sexto mês em dezembro

18/01/2017 14h46

O fluxo de consumidores nos shoppings brasileiros caiu 2,5% em dezembro de 2016, na comparação com o mesmo período em 2015, o que representa 9,3 milhões de pessoas a menos nesses centros de compras. Foi o sexto mês consecutivo em que diminuiu o movimento dos shoppings do país. O dado é do Iflux, índice que mede a atividade comercial em shoppings, desenvolvido pelo Ibope Inteligência e pela Mais Fluxo. Em dezembro de 2015, o recuo tinha sido maior, de 3,9%.

A queda do movimento em dezembro foi puxada pelo recuo de 4,1% na semana anterior ao Natal, justamente o que deveria ser o melhor período para o comércio. Nas duas semanas anteriores, houve queda de 0,4% e alta de 0,4% no movimento de consumidores.

Ainda segundo a pesquisa, os shoppings que registraram melhor movimento foram aqueles em que o público dominante era formado pelas classes A e B. Em dezembro, o movimento nesses centros de compras ficou estável, enquanto naquelas dedicados à classe média e à classe popular registraram queda de 3%.

Regiões

Os números mostram ainda grandes diferenças regionais. Os shoppings da região metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo, apresentam recuo médio de 6,5% em dezembro, o maior entre todas as regiões analisadas. Na Grande São Paulo, o índice caiu bem menos (-0,8%) e na Grande Recife ficou positivo em 2,2%.