ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Ives Gandra Filho desponta como favorito para vaga no STF

24/01/2017 15h36

O ministro Ives Gandra Martins Filho, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), desponta como favorito para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a morte do ministro Teori Zavascki, em um desastre de avião.

A avaliação é que, entre os nomes que vêm circulando, Ives Gandra é o que está mais próximo dos requisitos exigidos pelo presidente Michel Temer: vem de um tribunal superior, tem perfil discreto semelhante ao de Teori e, além disso, conta com a simpatia do ministro do STF Gilmar Mendes, um dos principais conselheiros de Temer para a indicação.

Outro dado que pesa a favor é o fato de Ives Gandra avalizar a reforma trabalhista defendida por Temer, defendendo questões como a permissão de uma terceirização mais ampla, a prevalência do negociado sobre o legislado e uma Justiça do Trabalho menos paternalista. O ministro teve lugar de destaque ao lado de Temer em solenidade recente para anúncio da reforma trabalhista, no Palácio do Planalto, no dia 22 de dezembro.

Ives Gandra Filho tem perfil conservador, é religioso, integrante da Opus Dei e adotou o celibato "como parte de uma decisão de Deus", segundo perfil publicado pelo TST.

Proponentes de seu nome temem, porém, que a indicação não se sustente se Temer demorar demais a fazê-la, devido à exposição do nome durante um período muito longo, o que costuma pesar contra escolhas desse tipo. Apesar disso, o pemedebista não deve anunciar o novo nome para o STF antes de fevereiro.

Mais Economia