Bolsas

Câmbio

Ibovespa acompanha bolsas globais e fecha com pequena alta

O Ibovespa começou o mês de março funcionando apenas meio período. Nesta quarta-feira de Cinzas, a bolsa de valores começou a funcionar às 13h e fechou em alta com a movimentação positiva das bolsas de valores globais. O Ibovespa subiu 0,49% aos 66.989 pontos e movimentou R$ 4,9 bilhões.


As bolsas asiáticas fecharam em alta após a divulgação de que o PMI (índice de gerentes de compras na sigla em inglês) da China subiu. De acordo com o Instituto Markit em parceria com o grupo de mídia Caixin o PMI subiu para 51,7 em fevereiro, mostrando expansão pelo oitavo mês seguido. Em janeiro, o PMI havia ficado em 51.


Nos Estados Unidos, as bolsas americanas fecharam em alta. O S&P 500 subiu 1,37% aos 2.395 pontos, o Nasdaq teve alta de 1,35% aos 5.904 pontos e o Dow Jones superou a marca histórica dos 21 mil pontos. O índice subiu 1,46% para 21.115 pontos. Em discurso ontem à noite no Congresso americano, o presidente Donald Trump, voltou a expressar otimismo, embora, mais uma vez, tenha evitado dar detalhes da sua agenda.


Entre as ações mais negociadas, os destaques de alta ficaram com os papéis das empresas de siderurgia e mineração, que devem se beneficiar dos investimentos em infraestrutura prometidos em campanha por Trump. Os papéis preferenciais da Gerdau subiram 2,70%, as ações preferenciais da Gerdau Metalúrgica tinham alta de 2,56%, os papéis ordinários da Vale subiam 1,38% e as ações PNA tinham alta de 1,14%.


A ação da EcoRodovias também foi destaque de alta no pregão. Os papéis subiram 4,79% em meio à disputa pela rodovia paulista de Centro-Oeste e à perspectiva da queda da taxa de juros, possibilidade aberta devido ao recuo da inflação. A alta da ação também faz parte da recuperação do papel, que caiu 4,78% na sexta-feira.


As ações da Petrobras fecharam em alta à despeito da queda do petróleo no mercado internacional. Os papéis preferenciais subiram 2,24% e as ações ordinárias tiveram alta de 2,94%. A Petrobras fez uma aliança estratégica com a Total no final do ano passado que permitiu a assinatura ontem de contratos de compra e venda com a petrolífera francesa. A parceria é uma parte importante do plano de negócios e gestão 2017-2021, segundo a estatal.


As ações do sistema financeiro fecharam com comportamentos distintos. Os papéis ordinários do Banco do Brasil subiram 1,51%, mas as ações do Bradesco caíram. Os papéis preferenciais do Bradesco recuaram 0,90% e as ações ordinárias do banco tiveram baixa de 2,24%. Os papéis do Itaú Unibanco tiveram leve baixa de 0,16% e as ações unit do Santander subiram 0,41%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos