Bolsas

Câmbio

Consumo de energia avança no Brasil em janeiro, aponta a EPE

O consumo de energia no país em janeiro totalizou 39.308 gigawatts-hora (GWh), volume 2,8% superior em relação a igual período do ano passado, informou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) nesta sexta-feira (3). Segundo a estatal, todas as regiões do país e todas as classes registraram aumento no consumo de eletricidade.


Entre as regiões, a maior alta foi no Sul, de 5,5%, seguida pelo Sudeste, com 2,6%. No Centro-Oeste, o crescimento ficou em 1,9%, enquanto no Nordeste e no Norte, o aumento foi de 1,8% e 1,7%, respectivamente.


Entre os setores, a classe industrial apresentou alta de 4,4%, para 13.088 GWh. O consumo do segmento residencial cresceu 1,2%, totalizando 11.966 GWh, enquanto o setor de comércio e serviços fechou o primeiro mês do ano com consumo de 7.780 GWh, representando uma alta de 0,3%.


No agregado de outros segmentos, a expansão foi de 6%, para 6.474 GWh, impulsionada principalmente pelo consumo rural, o maior contribuinte desse grupo, cuja alta alcançou 13,9%, o equivalente a 81,5% do volume adicional consumido, em mesma base de comparação.


Com relação ao resultado da indústria - o mais expressivo do relatório divulgado hoje - a EPE destaca que o consumo desse grupo em janeiro "talvez aponte uma possível transição gradual de estabilização da economia, embora sinais mais consistentes precisem ser observados para se afirmar isso".


Os números divulgados hoje pela EPE confirmam o comportamento detectado em reportagem publicada pelo Valor na última semana, que apontava para um sinal de crescimento do consumo de energia das indústrias em janeiro, ante igual período do ano anterior.


A reportagem destacava o consumo dos segmentos automotivo e têxtil. No relatório divulgado hoje pela EPE, os dois setores lideraram a alta de consumo de eletricidade no grupo industrial, sendo que o segmento têxtil teve alta de 20,4% e o automotivo, de 15,1%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos