Bolsas

Câmbio

Android deve bater Windows na liderança dos sistemas operacionais

Lançado em 2008 e recebido com desconfiança pelo mercado, o sistema operacional Android, do Google, está próximo de se tornar o mais usado em computadores, tablets e celulares de todo o mundo, batendo o Windows, da Microsoft.



Segundo a empresa de pesquisa StatCounter, em fevereiro, o Android respondeu por 37,4% da navegação de internet em todo o mundo, contra 38,6% do Windows. A aproximação entre os dois rivais é resultado de cinco anos de quedas consecutivas de participação do sistema da Microsoft, puxada pela queda nas vendas de PCs no mesmo período.


Ao mesmo tempo, a explosão na venda de smartphones e os investimentos do Google para colocar o Android em outros dispositivos ? relógios, carros, TVs etc ? fizeram com que o sistema avançasse constantemente no mesmo período. O Windows ainda reina absoluto no mundo dos PCs, com 84,1% de participação.


"O Windows ganhou a briga nos PCs, mas o campo de batalha mudou de lugar", disse Aodhan Cullen, presidente da StatCounter, em comunicado. Em dezembro de 2016, a companhia divulgou um outro levantamento que indicava que a navegação na internet por meio de tablets e smartphones passou a de PCs pela primeira vez na história.


Segundo Cullen, o Windows 10 terá que manter um ritmo de crescimento bastante acelerado para combater o avanço do Android.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos