Bolsas

Câmbio

Tráfego aéreo de passageiros no mundo avança 9,6% em janeiro, diz Iata

A demanda pelo transporte aéreo de passageiros cresceu 9,6% no mundo em janeiro na comparação com igual mês de 2016, informou nesta terça-feira a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que representa as 260 maiores companhias de aviação. É a maior taxa mensal de expansão do setor em cinco anos, segundo a entidade.


O crescimento do tráfego ? medido em passageiros-quilômetros transportados (RPK, na sigla em inglês) ? foi liderado pela região formada pela Ásia-Pacífico, com expansão de 14,3%, seguida pelo Oriente Médio, com avanço de 13,5%.


"O ano de 2017 teve um início forte, com uma procura a níveis não vistos desde 2011, suportado pela retomada do ciclo econômico global e pela volta de um ambiente mais tranquilo após o terrorismo e os acontecimentos políticos verificados no início de 2016", disse o presidente da Iata, Alexander de Juniac.


Já a América Latina teve a menor variação de aumento, com crescimento de 4,9% na demanda de passageiros pela aviação. Segundo a Iata, o tráfego dentro da América do Sul entre os países do continente compensou o fraco desempenho da aviação brasileira, que teve retração de 2%, e a menor oferta nos voos ligando a região à América do Norte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos