Atividade econômica abre 2017 em alta, aponta Serasa
A atividade econômica brasileira aumentou 0,9% em janeiro, ante dezembro, quando houve estabilidade, feitos os ajustes sazonais, segundo estimativa da Serasa Experian. Na comparação com janeiro de 2016, a atividade ficou estável.Foi a primeira vez desde novembro de 2014 que a economia não teve um resultado negativo nessa comparação. No acumulado em 12 meses, a baixa de 3,6% em dezembro diminuiu para 3,1% em janeiro.
O bom desempenho da atividade agropecuária e das exportações foi o responsável pela alta de janeiro, segundo a Serasa.
Pelo lado da oferta agregada, a agropecuária avançou 5,5% em janeiro ante dezembro, dado já ajustado sazonalmente, e subiu 8,1% ante janeiro de 2016. O setor de serviços também registrou alta, de 0,9% frente a dezembro, mas ainda recuou 0,4% contra janeiro do ano passado. Já a indústria prossegue no terreno negativo, recuando 1,8% em janeiro na comparação com dezembro, e com baixa de 2,7% perante janeiro de 2016.
Do ponto de vista da demanda agregada, houve crescimento de 6,1% nas exportações, bem acima da alta de 0,5% nas importações, ante dezembro. Em relação a janeiro do ano passado, as exportações cresceram 8,7% e as importações subiram 18%.
Todos os componentes da demanda doméstica caíram em janeiro ante dezembro: consumo das famílias (-0,5%); consumo do governo (-0,1%) e formação bruta de capital fixo (medida de investimentos), que caiu 0,6%. Na comparação com janeiro de 2016, houve queda de 2,7% no consumo das famílias, recuo de 0,5% na demanda do governo e queda de 3,4% nos investimentos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.