Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Preço do etanol cai, mas continua caro comparado à gasolina

14/03/2017 10h56

Os preços do etanol hidratado (que é abastecido diretamente no tanque) caíram na maior parte do país na última semana, mas ainda não oferecem vantagem aos motoristas de nenhum Estado.


Na semana móvel encerrada dia 11 de março, houve queda de preço na bomba em 19 Estados e alta em seis e no Distrito Federal, conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em um Estado o valor médio ficou estável.


Apesar da queda do etanol nos postos, em relação aos preços da gasolina, a desvantagem cresceu em oito Estados e no Distrito Federal e só melhorou em seis.


Em São Paulo, maior polo consumidor, o preço médio do etanol nos postos caiu 2,06%, para R$ 2,613 o litro. Nesse patamar, o etanol correspondeu a 73% do valor da gasolina, 1 ponto percentual a menos do que na semana anterior. Conforme parâmetro mais aceito no mercado, o etanol passa a ser mais vantajoso do que o combustível fóssil quando seu preço está abaixo de 70% de seu valor.


O Estado em que a relação com a gasolina está menos desfavorável é o Mato Grosso, onde o etanol ficou em 71% do preço médio da gasolina nos postos, a R$ 2,666 o litro. Na semana, esse preço recuou 0,93% no Estado.