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Bradesco segue na liderança em ranking de reclamações do BC

O Banco Central (BC) computou 6.008 reclamações contra bancos e financeiras no bimestre janeiro/fevereiro, contra 7.169 no período compreendido entre novembro e dezembro.


Esse volume de reclamações considera apenas aquelas tidas como procedentes, que infringem normas do BC ou do Conselho Monetário Nacional (CMN). Colocando na conta reclamações reguladas que não ferem normas e as reclamações não reguladas que ferem ? por exemplo, normas fora da alçada do BC ? o total de queixas é de 35.428, menor que as 40.691 no bimestre anterior. Uma reclamação pode infringir mais de duas normas ao mesmo tempo.


O BC divide as instituições entre aquelas com mais e menos de 4 milhões de clientes. Entre as instituições com mais de 4 milhões de clientes, o Bradesco segue na liderança com índice de 17,28, resultado de 1.598 reclamações procedentes para um universo de 92,474 milhões de clientes. Em segundo lugar aparece o Banco do Brasil, que estava na quarta posição, com índice de 17,25. O banco teve 1.024 queixas para 59,336 milhões de clientes. A Caixa permaneceu na terceira colocação. Com 1.286 reclamações para 83,628 milhões de clientes, o índice ficou em 15,37. O Santander caiu da segunda para a quarta posição, com índice de 13,75, reflexo de 514 reclamações e 37,357 milhões de clientes. Encerrando o Top Five está o Itaú com índice de 11,54, que capta 790 reclamações dentre 68,424 milhões de clientes.


Para construir o ranking, são considerados clientes aqueles com depósitos (contas correntes e poupanças) cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), com operações de crédito e outros tipos de depósitos não cobertos pelo FGC. Para chegar ao índice que define a posição no ranking de reclamações, o BC considera o número de reclamações procedentes, divide pelo número de clientes e multiplica por um milhão.


Entre bancos e financeiras com menos de quatro milhões de clientes, Safra segue na liderança com índice de 83,27, que capta 79 reclamações, para 948.641 clientes. Na sequência, aparecem PAN, Paraná Banco, Agiplan e Citibank.


No ranking geral de reclamações, as queixas envolvendo irregularidades como a não realização de débito automático e problemas em transações por falha humana lideram com 790 ocorrências. Caixa Econômica respondeu por 277 delas. As queixas sobre a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada aparecem na sequência, com 756 ocorrências. Bradesco lidera com 201 casos. O débito em conta não autorizado aparece com 672 ocorrências. Banco do Brasil lidera, com 249 deles.


Em agosto do ano passado, o BC anunciou uma atualização na metodologia, que ampliou a base de clientes para mais de 4 milhões e tornou a divulgação bimestral. A ampliação na base de clientes decorre da maior cobertura do Sistema de Informações de Crédito (SCR), que desde 30 de junho de 2016 passou a contemplar informações de clientes cujas operações forem iguais ou superiores a R$ 200. Anteriormente, a base alcançava informações sobre depositantes e tomadores de crédito a partir de R$ 1 mil.

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