IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Com apoio do PT, deputado do PSDB é eleito presidente da Alesp

15/03/2017 17h27

O deputado Cauê Macris (PSDB) foi eleito na tarde desta quarta-feira o novo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. Com o apoio da maioria dos parlamentares do PT, o tucano recebeu 88 votos e substituirá no cargo o também tucano Fernando Capez.


Candidato de oposição, o deputado Raul Marcelo (Psol) teve dois votos, a exemplo do deputado Carlos Neder (PT), que postulava o cargo em um movimento dissidente na bancada petista. O PT fechou apoio ao tucano em troca da permanência na primeira secretaria, posto que ocupa de forma ininterrupta desde 2002. Houve ainda duas ausências.


Filho do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP), Cauê Macris está no segundo mandato e tem 33 anos. Ele comandará o legislativo paulista no biênio 2017-2018. Sua eleição teve o aval nos bastidores do governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), que ajudou a consolidar o apoio da bancada tucana em torno de seu nome.


O novo presidente foi alvo de polêmica depois que reportagem do jornal "Folha de S. Paulo" revelou que ele usa a verba de gabinete para custear uma "república" para três funcionários que são de Americana, reduto eleitoral do deputado, mas trabalham na capital paulista durante a semana. Cauê Macris nega irregularidades no uso da verba.


Raul Marcelo afirmou durante a eleição que o Psol entrará com uma representação no Conselho de Ética para apurar eventual desvio de finalidade da verba por parte de Cauê Macris.


O tucano chegou à Assembleia acompanhado da mulher e dos dois filhos. Seu pai também marcou presença na eleição.


Os deputados seguem em plenário para votar o restante da composição da mesa diretora.