IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Indústria paulista fecha 3 mil vagas em fevereiro, aponta Fiesp

16/03/2017 18h19

A indústria paulista fechou três mil postos de trabalho em fevereiro, uma retração de 0,14% sobre janeiro, na série sem ajuste, e, quando se desconta a sazonalidade, de 0,40%. A queda não chega a reverter o resultado positivo de janeiro, quando o setor abriu 6,5 mil postos de trabalho no Estado. Na comparação com fevereiro de 2016, a queda no nível de emprego foi de 5,32%.


Dos 22 setores acompanhados pela Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo, feita pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, 15 demitiram mais do que contrataram, quatro tiveram resultado positivo - couro e calçados (2 mil vagas), produtos de borracha (322), produtos têxteis (128) e confecção de artigos de vestuário (122) - e três permaneceram estáveis. O ramo que mais demitiu foi o de informática e produtos eletrônicos, com 1.063 cortes, seguido por móveis e produtos minerais não metálicos, com saldos negativos de 653 e 554 vagas, nessa ordem.


Entre as 36 diretorias regionais consideradas pela Fiesp, em 25 houve redução no nível de emprego em fevereiro. Em Botucatu (-3,29%), a queda foi influenciada pelo setor de minerais não-metálicos e produtos de metal, em Jaú (-2,95%), por artefatos de couro e calçados e produtos de metal, e em Araçatuba (-1,30%), por móveis.


Já as variações mais positivas foram registradas em Franca (6,08%), importante polo calçadista do Estado, em Bauru (1,51%), puxado pelas contratações no segmento de máquinas e equipamentos e de artefato de couro e calçados, e em Sertãozinho (0,81%), onde se destaca o ramo de açúcar e álcool.


O resultado negativo de fevereiro, para o diretor do Depecon, Paulo Francini, faz parte das oscilações pelas quais a indústria deve passar neste ano até engrenar em uma "recuperação consistente". "Enquanto a produção física não apontar claramente para cima, o emprego, que é o último a se recuperar, ainda viverá esse período de altos e baixos".