IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Movimento do comércio cai em fevereiro, apura Boa Vista SCPC

16/03/2017 09h51

O movimento do comércio no país caiu 1% em fevereiro, ante janeiro, feitos os ajustes sazonais, de acordo com estimativa da Boa Vista SCPC. Em janeiro, o movimento havia subido 0,90%, ante dezembro. Na comparação com fevereiro do ano passado, houve recuo de 6,2%. Em 12 meses, o movimento cai 3,8%. Nessa comparação, há uma desaceleração da queda desde novembro, quando atingiu 5,51%.


Com a perspectiva de melhoria do cenário econômico, entre elas a diminuição de preços e juros, aumento do consumo das famílias e investimentos, entre outras, mantém-se a expectativa de que o varejo atinja um patamar positivo até o término do primeiro semestre de 2017, afirma a Boa Vista.


Na análise de fevereiro contra janeiro, o segmento de "Móveis e Eletrodomésticos" teve queda de 4,9% no movimento entre fevereiro e janeiro, descontados os efeitos sazonais, estima a Boa Vista. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi negativa em 3,7%.


O movimento nas lojas de "Tecidos, Vestuário e Calçados" subiu 1,1% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve recuo de 10,1%.


A atividade do setor de "Supermercados, Alimentos e Bebidas" subiu 0,5% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses recuou 2,8%.


Por fim, o segmento de "Combustíveis e Lubrificantes" apresentou avanço de 0,3% em fevereiro considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses apresentou queda de 5,1%.


O indicador Movimento do Comércio da Boa Vista SCPC é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados do birô por empresas do setor varejista.