IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moreira Franco diz que Dilma faz "acusações infundadas"

17/03/2017 16h48

O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco, classificou como "acusações infundadas" as declarações dadas pela ex-presidente Dilma Rousseff em entrevista publicada pelo Valor nesta sexta-feira. Em manifestação pública, ele atacou a gestão da ex-presidente e defendeu o governo atual.


Moreira Franco é um dos principais auxiliares do presidente Michel Temer e ex-integrante do governo Dilma Rousseff. Na entrevista ao Valor, Dilma se refere a Moreira Franco como "gato angorá" - apelido dado por Leonel Brizola e que é relacionado ao ministro nas planilhas de propina da Odebrecht, investigada pela Operação Lava-Jato - e afirma que o impediu de roubar recursos públicos durante seu governo.


Dilma relata ter avisado ao então vice-presidente Michel Temer que o correligionário não permaneceria no governo.


Moreira Franco também está entre os ministros que aparecem na chamada 'lista de Janot', que reúne os pedidos de abertura de inquérito encaminhados pelo procurador-geral Rodrigo Janot ao Supremo Tribunal Federal (STF).


O ministro também se envolveu recentemente na polêmica de ter sido nomeado por Temer em um ministério recém-criado, o que gerou suspeitas de que o pemedebista só queria dar foro privilegiado ao amigo.


Veja a íntegra da manifestação de Moreira Franco.


"Às acusações infundadas da ex-presidente, respondo com poucas palavras e resultados: seu governo legou 12 milhões de desempregados. O nosso abre vagas com carteira assinada, depois de 22 meses em queda. O governo Dilma atraía empresas 'amigas' e afastava investidores. O nosso atraiu os maiores operadores estrangeiros de aeroportos, só ontem arrecadamos mais de R$ 3 bilhões. Em 6 anos, Dilma não conseguiu entregar as obras de transposição do rio São Francisco. Nós entregamos em seis meses.Mas, foi como presidente do conselho de administração da Petrobras e da República que ela se superou, dizendo não conhecer o saque feito à empresa. Isso diferencia corrupção, de trabalho e competência. Certamente por isso eu não tenha ficado em seu governo. Moreira Franco"