IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pequenas empresas lideram contratações nos serviços, aponta Sebrae

17/03/2017 12h25

As micro e pequenas empresas de serviços abriram 44 mil vagas com carteira assinada em fevereiro, quase 90% do total de postos de trabalho gerados pelo setor no período, aponta levantamento feito pelo Sebrae com base nos dados Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem.


No ramo da educação, elas geraram 20,7 mil novas vagas, dois terços do total registrado por esse segmento, 35,5 mil.


A pequena indústria também teve melhor desempenho do que as maiores: foram 10 mil novos empregos gerados no mês passado, ainda conforme o levantamento, número maior do que o saldo total registrado pelo segmento de transformação como um todo, 3,9 mil. O saldo das grandes indústrias foi negativo.


No balanço geral das micro e pequenas empresas por Estado, São Paulo lidera as contratações, com 20,2 mil, e é seguido por Minas Gerais, com 8,2 mil. Todas as regiões do país apresentaram saldo positivo, destacando-se a região Sudeste, com criação de 26,2 mil postos de trabalho, e a região Sul, com 14,5 mil.


Esse foi o segundo resultado positivo consecutivo apurado pelas micro e pequenas empresas. Em janeiro, elas aumentaram os quadros de funcionários em 27,3 mil.


O desempenho dos serviços, além do aumento das contratações no setor agropecuário, foi o principal responsável pelo saldo positivo de 35,6 mil postos de trabalho celetistas abertos no país no segundo mês deste ano, o primeiro aumento no nível de emprego com carteira depois de 22 meses de retração.