IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

TSE concede acesso a depoimentos da Odebrecht a Edinho Silva e PCdoB

17/03/2017 21h36

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu conceder a Edinho Silva, ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo Dilma Rousseff, acesso ao conteúdo dos depoimentos prestados por três executivos da Odebrecht no âmbito da ação que investiga irregularidades na chapa que ela compunha com Michel Temer em 2014. O ex-ministro, testemunha no mesmo processo, poderá ler as transcrições dos fatos narrados por Marcelo Odebrecht, Fernando Reis e Alexandrino Alencar.


O PCdoB também obteve aprovação do requerimento em que solicita acesso aos depoimentos nos quais há citações ao partido ou a seus dirigentes.


Ao deferir os pedidos, o juiz auxiliar do relator Herman Benjamin, Bruno Lorencini, destaca, no entanto, que apenas os trechos que envolvam condutas atribuídas aos peticionários (Edinho Silva e PCdoB) serão disponibilizados, em função do sigilo das delações premiadas.


Caso o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e os presidentes dos partidos que participavam da coligação de Dilma e Temer - todos intimados a se manifestar por escrito ao TSE - também queiram acessar as transcrições dos testemunhos, o mesmo procedimento deve ser adotado, diz Lorencini.