IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ipea estima alta de 0,3% da produção industrial em fevereiro

21/03/2017 17h16

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) calcula que a produção industrial do país em fevereiro teve crescimento de 0,3% sobre o mês anterior na série dessazonalizada. Já na comparação com fevereiro de 2016 houve queda de 0,9%.


É o que aponta o Indicador Ipea de Produção Industrial, que simula o resultado da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), que será divulgada em 4 de abril pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se confirmado, o avanço de 0,3% geraria um acumulado de 1,8% para o primeiro trimestre do ano.


Segundo as projeções do Ipea, os indicadores coincidentes da indústria tiveram comportamento heterogêneo no mês passado na comparação com janeiro. A produção de automóveis avançou, na margem, 5,9%. O volume de tráfego de carga em estradas com pedágio também cresceu em fevereiro, alta de 2%.


Já a produção de aço registrou recuo de 3,5% em fevereiro, sempre na comparação com janeiro. As vendas de papel e papelão caíram 0,4% em igual intervalo comparativo. Também registraram desempenho negativo no mês passado sobre janeiro o indicador de confiança da indústria (-1,3%) e o nível de utilização da capacidade instalada do setor (-0,3%).