IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Consumo de energia aumenta 2,2% em fevereiro ante 2016, aponta ONS

23/03/2017 15h08

O consumo de energia no sistema interligado nacional (SIN) totalizou 69.771 megawatts (MW) médios em fevereiro, com alta de 2,2% em relação a igual período de 2016, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Com relação a janeiro deste ano, houve elevação de 2,3%. Nos 12 meses terminados em fevereiro, a variação foi positiva em 1,4%.


"Com a melhoria da confiança da indústria, em resposta à desaceleração das taxas negativas apresentadas por alguns indicadores como a melhoria da credibilidade da política econômica e elevação dos preços das commodities, já se observa, ainda que tímidos, efeitos positivos na carga de energia", informou o operador, em boletim relativo ao consumo do sistema em fevereiro.


O melhor resultado anual foi observado no subsistema Sul, onde houve alta de 4,5%, para 12.714 MW médios. Segundo o operador, a ocorrência de temperaturas elevadas contribuiu para o resultado.


No Nordeste, no mesmo comparativo, o crescimento observado foi de 3,3%, para 10.697 MW médios. O salto também foi motivado, segundo o operador, pela ocorrência de temperaturas médias superiores às ocorridas em igual mês de 2015.


Com relação ao submercado Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, o avanço do consumo foi de 1,7%. Segundo o operador, além da ocorrência de temperaturas elevadas, contribuiu para o resultado a "ligeira melhora de indicadores econômicos como a produção industrial, cuja carga representa cerca de 35% desse subsistema".


O Norte foi o único subsistema onde foi observada queda do consumo em fevereiro, ante um ano antes, de 0,2%. O ONS apontou redução da carga de alguns consumidores livres durante parte do mês.